Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17090
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JaquelineGoncalvesdeSousa_tcc.pdf336,09 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPontes, Tatiana Barcelos-
dc.contributor.authorSousa, Jaqueline Gonçalves de-
dc.identifier.citationSOUSA, Jaqueline Gonçalves de. Atividades e ocupações de crianças e adolescentes brasileiros de 5 a 14 anos de idade. 2016. 19 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2016.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A participação em ocupações contribui para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo de crianças e adolescentes e se configura como um dos principais objetivos da intervenção terapêutica ocupacional. Repertório de ocupações (RO) é definido como a constelação de ocupações realizadas por um indivíduo em um específico ponto de sua vida. Dada a importância do repertório de ocupações de crianças e adolescentes para seu desenvolvimento, saúde e qualidade de vida, faz-se importante conhecer e explorar este repertório. A Pediatric Activity Card Sort – PACS criada em 2004, no Canadá é uma avaliação que permite conhecer o engajamento de crianças e adolescentes em atividades significativas. Entretanto, é sabido que ocupações são mediadas e influenciadas pela cultura, desta forma, uma avaliação criada para outro contexto, pode não ser adequada ao entendimento do RO da população brasileira. Objetivos: Conhecer o repertório de ocupações de crianças e adolescentes brasileiros de 5 a 14 anos de idade, verificando se a Paediatric Activity Card Sort – PACS, se comporta como uma ferramenta útil para terapeutas ocupacionais brasileiros, quanto a sua aceitação e aplicabilidade. Métodos: Este é um estudo descritivo transversal, no qual foi aplicado um questionário sociodemográfico e a versão pré-final traduzida da avaliação Pediatric Activity Card Sort – PACS foi aplicada em 60 crianças e adolescentes atendidos pelos serviços ambulatoriais ou de internação do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Os dados foram coletados em junho de 2015 e os resultados foram armazenados em um banco de dados. Os dados foram analisados em estatísticas descritivas (frequência, porcentagem, média, mediana e desvio-padrão). Foram feitas análises de comparação entre as médias dos grupos, usando o programa SPSS, versão 20. O projeto foi aprovado pelo Comité de Ética da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Resultados: Foram avaliadas 60 crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos de idade. Destes 53,3% eram do sexo masculino, 75% eram negros ou pardos e 88,3% tinham ao menos 1 irmão. Com relação ao repertório de ocupações, as crianças e adolescentes faziam, em média, 95,7% das ocupações relacionadas ao cuidado pessoal, 58,6% das ocupações relacionadas à produtividade e atividades escolares, 58,9% das ocupações relacionadas a hobbies e 15,1% das ocupações relacionadas a esportes. Dentre as ocupações realizadas pelas crianças e adolescentes brasileiros e que não constavam do PACS, as mais comuns foram: cuidado pessoal – fazer escova, chapinha e penteados nos cabelos, cortar e fazer as unhas; produtividade: cozinhar e lavar banheiro; hobbies: dança, queimada, pique-esconde, bolinha de gude, soltar pipa e pescar; esportes: capoeira e handebol. Discussão/Conclusão As crianças e adolescentes brasileiros participaram de mais ocupações relacionadas ao cuidado pessoal ao se comparar a crianças canadenses de semelhante faixa etária, que realizaram 88,9%. Entretanto, elas realizaram menos ocupações relacionadas a hobbies (58,9% x 69,0%) e menos ocupações relacionadas a esportes (15,1% x 60,0%). Em relação a produtividade, os dados foram semelhantes (58,6% x 56,8%). Para uso com a população brasileira, o PACS deverá passar por alterações culturais, incluindo em seu repertório mais atividades relacionadas a atividades recreativas e esportivas em ambientes aberto, como na rua e em parques e suprimindo atividades na neve. Aspectos culturais como capoeira e cuidar do cabelo devem ser considerados. Análise de itens deve ser realizada visando a construção da versão final em português da avaliação, entretanto a avaliação mostrou-se importante e útil ferramenta que possibilita conhecer o repertório de ocupações de crianças e adolescentes brasileiros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTerapia recreativapt_BR
dc.subject.keywordTerapia ocupacional para criançaspt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordCrianças e adolescentes-
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimento-
dc.subject.keywordPaediatric Activity Card Sort (PACS)-
dc.titleAtividades e ocupações de crianças e adolescentes brasileiros de 5 a 14 anos de idadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-02T13:06:23Z-
dc.date.available2017-06-02T13:06:23Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17090-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons