Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Luis Fernando Martins | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Victor Hugo Souza | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Victor Hugo Souza. Análise da viabilidade do uso de açobrita em pavimentos rodoviários. 2016. xiv, 91 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este documento apresenta o estudo sobre a utilização do açobrita como agregado em estruturas de pavimentação. Um dos coprodutos gerados a partir dos processos de produção do aço, o açobrita é o material resultante da britagem, estabilização granulométrica e redução do potencial de expansão da escória de aciaria. Realizou-se uma revisão da atual bibliografia que compreende o cenário da indústria siderúrgica no Brasil, as etapas da produção do aço, a geração de coprodutos, a produção escória, sua caracterização, aplicação e transformação em açobrita. Como parte inicial da metodologia proposta, são apresentadas as características mineralógicas, físicas e mecânicas das escórias de aciaria e do coproduto açobrita. O estudo apresenta uma avaliação dos mecanismos de expansão da escória não curada, analisando os principais métodos utilizados para caracterizar o fator expansão das escórias de aciaria. São pontuados os campos aplicáveis das escórias, especificando-se os usos em pavimentação. O estudo compreende as características recomendadas, a normativa técnica, os critérios de aceitação do insumo para este fim, as recomendações executivas e as vantagens e desvantagens econômicas, ambientais e de natureza prática da utilização do açobrita. Determinaram-se as propriedades físicas e mecânicas do açobrita, do solo e da mistura por meio de ensaios seguindo os procedimentos recomendados por normas nacionais e internacionais. Apresentou-se o comportamento do açobrita misturado com um solo tropical, em diferentes proporções, para sua utilização como elemento constituinte das camadas de pavimentos rodoviários. Este estudo é componente de um projeto que avalia a viabilidade da introdução deste coproduto no mercado para o emprego em diversas áreas da Construção Civil como agregado. Os resultados obtidos indicaram a aplicabilidade do açobrita e das misturas dele com solo tropical em obras rodoviárias e serão aplicados no desenvolvimento de procedimentos normativos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aço | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentação asfáltica | pt_BR |
dc.title | Análise da viabilidade do uso de açobrita em pavimentos rodoviários | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-29T13:10:28Z | - |
dc.date.available | 2017-05-29T13:10:28Z | - |
dc.date.submitted | 2016-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17065 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Cavalcante, André Luís Brasil | - |
dc.description.abstract1 | This document is part of the line of research that analyses the utilization of the steel slag in structural layers of pavements. One of the byproducts from the production of steel, the steel slag is crushed, sized properly and treated in relation to its volume expansion potential to be used as a highly resistant aggregate. In this context, it was conducted a review of the current literature that involves the scenario of steel industry in Brazil, the stages of steel production, the main co-products obtained from this process, slag production, characterization, application and treatment. As an initial part of the proposed methodology, it was presented the mineralogical, physical and mechanical properties of the steel slag. Also, this study comprehends an analysis of the expansion mechanisms of untreated slags due to the presence of CaO, MgO, FeO and those ones caused by allotropic transformation of dicalcium silicate and calcium orthosilicate. It was described the primary methods developed to characterize the expansion of steel slag, as well as the most appropriate methods of volume stabilization. It is presented the several engineering areas in which the material can be applied, with special reference to pavements. The study includes the recommended characteristics, technical standards, executive recommendations and the advantages and disadvantages of economic, environmental and practical uses of steel slag. By lab testing, it was determined the physical and mechanical properties of samples of steel slag, soil and mixes, in different proportions, of these two materials. The testing stage is based on Brazilian and international geotechnical standards. This document is part of a project that assesses the feasibility of the introduction of this co-product in Construction Industry in Brazil. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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