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dc.contributor.advisorOliveira, Marcos Honorato de-
dc.contributor.authorSilva, Natalia Pinheiro da-
dc.identifier.citationSILVA, Natalia Pinheiro da. Sistemas de proteção de pilares de pontes contra colisão de embarcações: análise e verificação de dois sistemas. 2016. xiv, 105 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.pt_BR
dc.description.abstractVisando contribuir acerca de um tema pouquíssimo desenvolvido no país, o presente estudo trata sobre os principais sistemas de proteção de pilares de pontes sobre canais navegáveis contra colisão de embarcações utilizados no Brasil e no mundo. Foi feita uma revisão bibliográfica dos conceitos e métodos adotados pela norma americana Guide Specification and Commentary for Vessel Collision Design of Highway Bridges (AASHTO, 1991) acerca do tema e dos principais autores pelo mundo que estudaram o tema da colisão embarcação-pilar, expondo as discrepâncias existentes entre modelos e formulações. Foram descritas as definições e particularidades de três métodos principais: dolfins, estacas e flutuantes, bem como breves exposições de proteções adotadas em algumas pontes pelo mundo. Foi realizado um levantamento das pontes no Brasil que possuem proteções de pilares e a identificação de quais os sistemas utilizados, além de uma revisão do histórico deste tipo de acidente, no Brasil e no mundo. Foram analisados e verificados quanto à sua estabilidade, dois projetos de proteções de pilares de pontes brasileiras: o projeto para a ponte ferroviária Ayrosa Galvão, no estado de São Paulo e o projeto para a ponte sobre o Rio Paranaíba, no estado do Goiás.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmbarcaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstacas (Construção civil)pt_BR
dc.subject.keywordPontes - projetos e construçãopt_BR
dc.titleSistemas de proteção de pilares de pontes contra colisão de embarcações : análise e verificação de dois sistemaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-29T12:59:55Z-
dc.date.available2017-05-29T12:59:55Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17064-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1With a view to contribute with a subject still hardly developed in the country, this work aims to study the main bridge piers protection systems for vessel collision used in Brazil and worldwide. It has been carried out a literature review of the concepts and methods adopted by the American code Guide Specification and Commentary for Vessel Collision Design of Highway Bridges (AASHTO, 1991) on this subject and also a review of the lead authors worldwide who have studied the matter of vessel-pier collision, exposing the unconformity between models and formulations. It has been described the definitions and particularities of three main methods: dolphins, pile supported systems and floating systems in addition to brief exposures of the protection systems carried out in some bridges around the world. A survey of bridges in Brazil with pier protection systems as well as the identification of their type of system was also realized. Furthermore, it has been described the history record of this type of accident in Brazil and worldwide. Two pier protection projects for Brazilian bridges were analyzed and checked for stability: Ayrosa Galvão Bridge, in the state of São Paulo, and Rio Paranaíba Bridge, in Goiás.pt_BR
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