Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa | - |
dc.contributor.author | Santos, Antônio Zeferino dos | - |
dc.contributor.author | Sousa, Samuel Russi e | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Antônio Zeferino dos; SOUSA, Samuel Russi e. Aproveitamento de resíduos da construção civil na produção de concretos para uso em pavimentação de ciclovias. 2016. xii, 79 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A indústria da construção civil representa, no Brasil, uma das maiores fontes de geração de lixo urbano, sendo responsável pelos chamados Resíduos da Construção Civil (RCC), que foram aumentando paralelamente com o crescimento das cidades e gerando problemas ambientais relacionados ao acúmulo e depósito incorreto desses materiais. Tendo esse fato em vista, o presente projeto buscou achar uma solução para melhorar a locação final dos RCC e devolvê-lo aos sistemas construtivos. Para tanto, fez-se necessário um estudo das legislações e normas brasileiras onde se concluiu que já existem leis que dão incentivo à reciclagem e especificam como esses resíduos devem ser alocados, além de normas de requisitos de reutilização dos RCC, mas que a efetividade de aplicação de ambas tem sido pouca. É proposto no trabalho a utilização dos RCC como agregado miúdo para produção de concretos para uso em pavimentos rígidos de ciclovias no Distrito Federal (DF), sendo essa
uma boa opção principalmente pela necessidade crescente de incentivo do uso de meios de transporte que ajudem no descongestionamento e na redução da poluição nas cidades. Para determinar se a substituição do agregado miúdo convencional era possível foram realizados ensaios de caracterização do agregado miúdo reciclado obtido junto à empresa Fornecedora de Areia Bela Vista, de forma a comparar suas características com as exigidas pela norma de uso de agregados reciclados de RCC em pavimentação e concreto não estrutural, a NBR ABNT 15116:2004, e com os parâmetros de agregados convencionais. Além disso, foi produzido um concreto com uso desse material reciclado para verificar o seu comportamento em relação a um concreto convencional e também testar se tal concreto teria a capacidade de atender ao requisito de resistência à compressão uniaxial de 18 MPa de projeto do concreto utilizado na construção da ciclovia do Jardim Burle Marx, em Brasília.
Os resultados dos experimentos de caracterização puderam comprovar a adequabilidade do material reciclado da referida fonte em relação à composição granulométrica, à absorção e o tamanho dos agregados ideais, além de mostrar que estes tinham massa específica e massa unitária menores que a de agregados miúdos convencionais. Já os estudos com o concreto,
mostraram que o uso de tais agregados miúdos reciclados neste não impossibilitou que a resistência mecânica necessária fosse atingida. Comprovou-se, no entanto, que o concreto com o material reciclado estudado tende a ter pior trabalhabilidade e maior relação água/cimento, sendo recomendável o uso de aditivos para a melhoria de tais características. Apesar disso, foi possível concluir com os dados obtidos que o concreto com agregado miúdo reciclado testado tem condições de ser usado em pavimentos rígidos de ciclovias. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materiais de construção - reaproveitamento | pt_BR |
dc.title | Aproveitamento de resíduos da construção civil na produção de concretos para uso em pavimentação de ciclovias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T13:36:17Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T13:36:17Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17052 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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