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Título: Estudo da aplicação de agregado siderúrgico em camadas drenantes para pavimentos rodoviários
Autor(es): Gama, Taowami Barbosa da
Rosa, Tiago Henrique de Oliveira
Orientador(es): Cavalcante, André Luís Brasil
Coorientador(es): Ribeiro, Luis Fernando Martins
Assunto: Resíduos sólidos
Reciclagem
Data de apresentação: 6-Jul-2016
Data de publicação: 26-Mai-2017
Referência: GAMA, Taowami Barbosa da; ROSA, Tiago Henrique de Oliveira. Estudo da aplicação de agregado siderúrgico em camadas drenantes para pavimentos rodoviários. 2016. xiii, 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A indústria siderúrgica é responsável por gerar significativo volume de efluentes gasosos e líquidos, bem como de resíduos sólidos, principalmente, nas etapas da coqueria, sinterização e produção de gusa. Com o intuito de reduzir os índices de acúmulo de resíduos no meio ambiente, utilizam como soluções as operações de reciclagem e reutilização, desde que sejam economicamente e tecnicamente viáveis. Diante disso, este trabalho apresenta um estudo da viabilidade da aplicação da escória de aciaria em substituição aos agregados permeáveis normalmente utilizados. Para tanto, estudou-se os critérios relevantes para o dimensionamento de camadas drenantes e efetuou ensaios de caracterização desse material, cujos resultados foram comparados com os critérios estudados.
Abstract: The steel industry is responsible for generating significant volume of gaseous and liquid effluents and solid waste, mainly on the steps of coking, sintering and pig iron production in the blast furnace. In order to reduce waste accumulation rates in the environment, using solutions such as recycling and reuse, provided they are economically and technically viable. Therefore, this work presents a study of the feasibility of implementation of the blast furnace slag to replace the porous aggregates normally used. To this end, we studied the relevant criteria for the design of such structures and made of this material characterization tests, whose results were compared with the criteria studied.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
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