Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1702
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_WillieDouglasMacedoMesquita.pdf205,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da ética e responsabilidade social na eficácia organizacional : um estudo sobre a percepção de estudantes e professores dos cursos de Administração e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília
Autor(es): Mesquita, Willie Douglas Macedo
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Ética empresarial
Eficiência organizacional
Data de apresentação: 4-Fev-2011
Data de publicação: 27-Mai-2011
Referência: MESQUITA, Willie Douglas Macedo. O papel da ética e responsabilidade social na eficácia organizacional: um estudo sobre a percepção de estudantes e professores dos cursos de Administração e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília. 2011. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Responsabilidade social corporativa e ética empresarial têm sido assuntos de crescente interesse no meio acadêmico e empresarial, além de apresentarem interesse para a sociedade em geral. Não há ainda consenso sobre definições, práticas, quais são os objetivos e se a prática de responsabilidade social e ética traz ou não resultados para a empresa. Neste contexto, este estudo propôs uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, sobre a importância percebida quanto à participação da responsabilidade social e ética na eficácia organizacional por estudantes e professores dos cursos de Administração e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília. A pesquisa foi realizada com 378 participantes e utilizou a escala PRESOR, desenvolvida e validada por Singhapakdi et al. (1996 e 2001). Os resultados apresentaram consistência parcial com o esperado, apontando percepção mais ética por parte dos professores para alguns itens da escala utilizada, o que pode indicar que a falta de disciplinas de responsabilidade social corporativa e ética empresarial pode prejudicar o contato entre o professor e o estudante quanto ao assunto. Por fim, apresentam-se limitações e sugestões para futuras pesquisas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1702
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons