Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VitorMoreiradeSouza.pdf781,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do contexto, eficiência técnica e de escala e na gestão de concessionárias de carros usando análise envoltória de dados (DEA)
Autor(es): Souza, Vítor Moreira de
Orientador(es): Rosano Peña, Carlos
Assunto: Análise envoltória de dados (DEA)
Administração de empresas
Data de apresentação: 2-Fev-2011
Data de publicação: 27-Mai-2011
Referência: SOUZA, Vítor Moreira de. Impacto do contexto, eficiência técnica e de escala e na gestão de concessionárias de carros usando análise envoltória de dados (DEA). 2011. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A Análise Envoltória de Dados (DEA) é uma ferramenta que permite avaliar a eficiência de unidades produtivas complexas. Verifica-se que concessionárias de carros são unidades complexas. Tal ferramenta gerou e gera tamanha inquietação por parte dos pesquisadores que em apenas cinco anos foram publicados mais de 4000 artigos, livros e teses relacionadas ao tema. Esse estudo objetiva evidenciar as potencialidades do método Análise Envoltória de Dados (DEA) no estudo da eficiência das concessionárias de carros. Tema ainda insipiente no Brasil. Para tanto, faz-se uma revisão de literatura mostrando o estado da arte da DEA contendo seus principais conceitos e modelos. Baseado no método dedutivo, essa é uma pesquisa quantitativa com fins descritivos e meios de investigação primários. A população e a amostra foram definidas a partir das concessionárias da GM existentes no Centro-Oeste, Norte, Maranhão e Minas Gerais totalizando 66 e sendo estudadas 30 empresas. Para a análise utilizou-se três insumos, quatro produtos e uma variável de contexto. Aplicou-se tanto o modelo CCR quanto o modelo BCC ambos orientados aos produtos para análise da eficiência de escala, descontou-se o contexto insumo a insumo, produto a produto e compararam-se os resultados obtidos, com e sem os efeitos do contexto. Ao final 40% das unidades apresentaram eficiência de escala, 13,33% das unidades se mostraram subdimensionadas e 46,67% delas foram julgadas superdimensionadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1701
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons