Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1699
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RayssadaSilvaPassos.pdf646,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A responsabilidade ambiental e sua influência na decisão de compra do consumidor jovem de Brasília
Autor(es): Passos, Rayssa da Silva
Orientador(es): Almeida, Geraldo Sardinha
Assunto: Responsabilidade socioambiental
Responsabilidade social da empresa
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 7-Fev-2011
Data de publicação: 27-Mai-2011
Referência: PASSOS, Rayssa da Silva. A responsabilidade ambiental e sua influência na decisão de compra do consumidor jovem de Brasília. 2011. 94 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Desde 1970 que a temática sobre a preservação ambiental vem adquirindo importância em diversos debates e em todos os cenários. Com o objetivo de responder a crescente demanda do governo, por meio de legislação, e a evolução das necessidades do novo consumidor, expressa em suas preferências no ato da compra, as empresas se vêem na obrigação de observar seu desempenho ambiental.Tendo em vista esta temática, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as atitudes que influenciam o comportamento do consumidor frente à questão ambiental, e a partir desse processo, evidenciar os fatores que afetam as decisões favoráveis na compra de produtos ambientalmente corretos. Para atender esses objetivos, utilizou-se de uma metodologia tipo survey, de caráter descritivo. Este trabalho concentra suas atenções ao comportamento de consumo dos jovens de Brasília, a amostra foi obtida por meio da aplicação de questionários, totalizando 300 validos. Para a análise de dados foram utilizadas as técnicas de: análise fatorial, de variância e de regressão múltipla. Os resultados encontrados nesse estudo indicam que a decisão de compra consciente não está relacionada diretamente com as variáveis sexo, faixa etária, escolaridade e rendimentos familiares, mas sim com as variáveis psicográficas : consciência ambiental, produto ambientalmente correto e imagem da empresa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons