Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16987
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaphaelGarciaPereira_tcc.pdf2,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposição de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para abastecimento do lago do Parque da Cidade, localizado em Brasília/DF
Autor(es): Pereira, Raphael Garcia da Silva Luiz
Orientador(es): Ginoris, Yovanka Pérez
Coorientador(es): Souza, Marco Antônio Almeida de
Assunto: Recursos hídricos
Águas pluviais
Água - uso
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: PEREIRA, Raphael Garcia da Silva Luiz. Proposição de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para abastecimento do lago do Parque da Cidade, localizado em Brasília/DF. 2016. 98 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: No mundo atual, um dos grandes desafios impostos à humanidade é a garantia do acesso universal à água. Do ponto de vista prático, existem duas abordagens para solucionar esse desafio, uma no sentido de buscar novas fontes ou fontes alternativas e outra que visa ao aumento da eficiência na utilização dos recursos disponíveis. Dentre as tecnologias voltadas para o uso de fontes alternativas de recursos hídricos, as tecnologias de coleta e proveitamento de águas pluviais têm ganhado bastante destaque pelo seu potencial em tornar sistemas mais sustentáveis e diminuir custos, gerando economia e menor pressão aos recursos hídricos. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo propor um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para abastecimento do lago do Parque da Cidade, localizado em Brasília, Distrito Federal. Para a proposição do sistema, abordaram-se os diferentes sistemas de aproveitamento de águas pluviais, métodos de estimação do volume aproveitável de chuva, qualidade das águas pluviais, métodos de estimação da carga de poluição das águas pluviais, tecnologias de tratamento de águas pluviais, dimensionamento de tecnologia de águas pluviais, dimensionamento de reservatórios, balanço hídrico em pequenos corpos hídricos, avaliação econômica e custos dos componentes do sistema. Foi proposto um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais, composto pelas superfícies de coleta, telhado do Pavilhão de Exposições e estacionamentos 1 e 2, além do sistema de tratamento, unidades de pré-tratamento, áreas alagadas artificiais e de biorretenção, sistema de armazenamento, reservatório, com capacidade de 42.000m³, sistema de condução e canos de distribuição. Por fim, mediante a análise econômica do projeto, estimou-se que o sistema alternativo proposto será capaz de gerar uma economia à administração do Parque de, aproximadamente, R$ 673.577,16 ao final de sua vida útil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.