Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16931
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarlosHenriqueSampaioJunior_tcc.pdf12,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico preliminar do gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na cidade do Novo Gama/GO
Autor(es): Junior, Carlos Henrique de Lucena Sampaio
Orientador(es): Amorim, Ariuska Karla Barbosa
Assunto: Resíduos sólidos
Lixo - eliminação
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 17-Mai-2017
Referência: JUNIOR, Carlos Henrique de Lucena Sampaio. Diagnóstico preliminar do gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na cidade do Novo Gama/GO. 2016. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: No presente trabalho buscou-se a elaboração de um diagnóstico preliminar de resíduos sólidos do município do Novo Gama localizado no Estado de Goiás mais precisamente na região do entorno do Distrito Federal. Segundo a PNRS, o diagnóstico é a fase inicial de elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, um dos instrumentos previstos na Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, tendo como prioridades a não geração de resíduos, seguido da reutilização, reciclagem, tratamento e por fim a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. O município do Novo Gama teve sua população praticamente duplicada nos entre os anos de 1991 e 2010 e uma população concentrada praticamente em sua totalidade na zona urbana do município, com apenas 1,1% da população total vivendo em zonas rurais segundo o censo realizado pelo IBGE (2010), tal fato torna preocupante a questão dos resíduos no munícipio, uma vez que o aumento da população acompanhado pela concentração em zona urbana acarreta em um consequente aumento no volume de resíduos gerado pelo município. Assim, torna-se de suma importância um gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos da região de forma integrada, promovendo a integração social no processo, seguido de programas educação ambiental que auxiliem o processo de conscientização da sociedade para que haja redução na geração de resíduos sólidos urbanos, além de promover uma separação adequada dos resíduos, de modo que facilite a coleta e separação dos resíduos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.