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https://bdm.unb.br/handle/10483/16924
Título: | A coordenação pedagógica e o planejamento coletivo |
Autor(es): | Magalhães, Vanessa de Cássia |
Orientador(es): | Machado, Liliane Campos |
Coorientador(es): | Diniz, Sônia Regina |
Assunto: | Coordenação pedagógica Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 16-Mai-2017 |
Referência: | MAGALHÃES, Vanessa de Cássia. A coordenação pedagógica e o planejamento coletivo. 2015. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A pesquisa em questão trata da coordenação pedagógica e do trabalho coletivo realizada no Centro de Ensino Médio 111 do Recanto das Emas, fundamentada no processo de gestão democrática das escolas públicas do Distrito Federal da lei 4751 de 07 de fevereiro de 2012 em atendimento aos artigos 3 e 14 da Lei de Diretrizes e Bases (9394/96), cujo objetivo geral foi analisar o processo de construção e da execução do planejamento coletivo pedagógico, em especial do Projeto Político Pedagógico (PPP), em meio às dificuldades de um corpo docente diversificado e sob as determinações das políticas de educação e da gestão democrática. Na escola o trabalho coletivo acontece no espaço/tempo da coordenação pedagógica, onde são feitos os planejamentos para o melhor resultado educacional naquela unidade de ensino. O projeto Político Pedagógico da escola é o maior e mais significativo documento de uma escola, pois ele representa sua identidade pedagógica. Assim, a pesquisa levanta os desafios da construção desse documento e sua efetiva execução. Utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa para formular e resolver o problema levantado, o estudo de caso e o questionário para a coleta de dados foi possível fazer uma análise desse complexo processo. Então, a partir dos resultados obtidos foi possível entender que para se alcançar um corpo docente unificado, consciente da importância de seu comprometimento com o PPP e organizado democraticamente, implica-se a importância da formação e da capacitação do corpo docente. Tendo o coordenador pedagógico como mediador desse processo, traçando metas e planos de ação para se alcançar uma educação pública de qualidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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