Título: | Projeto político-pedagógico : o trabalho coletivo na escola |
Autor(es): | Lara, Valtercia Aguiar Nogueira |
Orientador(es): | Fernandes, Rosana César de Arruda |
Coorientador(es): | Santos, Evanilson Araújo |
Assunto: | Trabalho coletivo (Educação) Projeto político-pedagógico Currículo escolar |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 16-Mai-2017 |
Referência: | LARA, Valtercia Aguiar Nogueira. Projeto político-pedagógico: o trabalho coletivo na escola. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este estudo de caso tem uma abordagem qualitativa, tendo como finalidade perceber a importância do trabalho coletivo com todos os segmentos escolares e se existe um trabalho colaborativo entre o grupo no momento da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico (PPP), que veio às
escolas como uma proposta de se trabalhar conceitos fora das disciplinas curriculares, pois o novo currículo tem influências culturais, econômicas, políticas, religiosas, de gêneros e etnia com a intenção de poder desenvolver a cidadania nos educandos, tornando-os críticos e agentes transformadores de suas realidades. Portanto, ao serem abertas discussões para a formulação de um projeto específico, amplia-se a possibilidade de se ter sucesso no desenvolvimento da atividade, neste momento o coordenador se torna uma pessoa relevante sendo um incentivador, articulador, orientador e mediador entre os componentes de toda a equipe. A pesquisa possibilitou uma reflexão em relação aos projetos da escola, constatando a necessidade de os profissionais de educação agirem como sujeitos do processo ensino -aprendizagem, se conscientizando que a troca de experiências e o diálogo, podem acrescentar e enriquecer o trabalho de todos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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