Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16911
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EzioneteLopesGomes_tcc.pdf529,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação institucional na Escola Ipê como potencializadora da organização do trabalho pedagógico
Autor(es): Gomes, Ezionete Lopes Ribeiro
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Pereira, Maria Susley
Assunto: Projeto político-pedagógico
Avaliação institucional - escola
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 16-Mai-2017
Referência: GOMES, Ezionete Lopes Ribeiro. A avaliação institucional na Escola Ipê como potencializadora da organização do trabalho pedagógico. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A avaliação institucional é apresentada, nesta pesquisa, como um importante instrumento para auxiliar a escola a se reconhecer como uma potencializadora de atividades avaliativas no intuito de reorganizar o trabalho pedagógico numa dinâmica reflexiva entre seus agentes de forma que todos inovem suas práticas. Entretanto, muitas vezes, é desconhecido o seu projeto político-pedagógico como um documento embasador de suas decisões. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo geral analisar se a Escola Ipê utiliza os resultados da avaliação institucional como referência para organização de seu trabalho pedagógico e teve como objetivos específicos: analisar as concepções de avaliação institucional da equipe gestora, professores e coordenador e analisar se as avaliações de sala de aula são objetos de discussão na avaliação institucional na Escola Ipê. A pesquisa é de abordagem qualitativa e suscitou a realização de estudo de caso. Nesta perspectiva, apresenta dados relevantes sobre este tipo de avaliação de forma que reconheça a sua importância. Os dados foram levantados por meio de questionários dirigidos à equipe diretiva, aos professores e aos coordenadores e pela análise do Projeto político-pedagógico da Escola Ipê. Os interlocutores desta pesquisa foram professores que trabalham há mais de dois anos na instituição, coordenador pedagógico e também a equipe diretiva. A pesquisa de abordagem qualitativa interpreta o contexto pesquisado, com análise do significado das informações vivenciadas e suscitou a realização de estudo de caso. Concluiu-se que é preciso embasar as concepções dos interlocutores sobre avaliação institucional articulada ao PPP, trazendo assim referências para as avaliações para as aprendizagens como potencializadoras da organização do trabalho pedagógico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons