Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16902
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoãoVitorRodriguesdaCruzRozendo.pdf308,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização de imagens de telas em práticas de ensino-aprendizagem de produção textual em língua materna
Autor(es): Rozendo, João Vitor Rodrigues da Cruz
Orientador(es): Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba
Assunto: Produção textual
Letramento
Imagens - leitura
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mai-2017
Referência: ROZENDO, João Vitor Rodrigues da Cruz. A utilização de imagens de telas em práticas de ensino-aprendizagem de produção textual em língua materna. 2013. [17] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Neste trabalho, realizamos uma reflexão, à luz dos conceitos de letramento de Marcuschi (2008) e multimodalidade de Dionísio (2006), acerca da utilização de imagens como incentivo à produção textual em aulas de língua materna. Para investigar tal possibilidade, fez-se a análise de textos de colaboradores com base em produções textuais orientadas. Os resultados iniciais apontam para a produtividade desse tipo de trabalho, pois os textos colhidos denotaram características positivas como: o uso de sequências lógicas bem feitas, descrições intuitivas e bem direcionadas e abstração das cenas propostas, demonstrando a possibilidade deste trabalho.
Abstract: In this work we perform a reflection under the light of the concepts of literacy on Marcuschi (2008) and the multimodality of Dionísio (2006) about the utilization of images like an incentive to textual production during native language classes. To investigate this possibility we have analyzed the texts of some collaborators based on oriented production. Conclusions lead us to believe in the great value of this incentive, the analyzed texts had showed positive characteristics like: the use of well constructed logical sequences, intuitive directed descriptions and abstractions of the proposed scenes, allowing the work.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons