Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16902
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoãoVitorRodriguesdaCruzRozendo.pdf308,04 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRamalho, Viviane Cristina Vieira Sebba-
dc.contributor.authorRozendo, João Vitor Rodrigues da Cruz-
dc.identifier.citationROZENDO, João Vitor Rodrigues da Cruz. A utilização de imagens de telas em práticas de ensino-aprendizagem de produção textual em língua materna. 2013. [17] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, realizamos uma reflexão, à luz dos conceitos de letramento de Marcuschi (2008) e multimodalidade de Dionísio (2006), acerca da utilização de imagens como incentivo à produção textual em aulas de língua materna. Para investigar tal possibilidade, fez-se a análise de textos de colaboradores com base em produções textuais orientadas. Os resultados iniciais apontam para a produtividade desse tipo de trabalho, pois os textos colhidos denotaram características positivas como: o uso de sequências lógicas bem feitas, descrições intuitivas e bem direcionadas e abstração das cenas propostas, demonstrando a possibilidade deste trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProdução textualpt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordImagens - leiturapt_BR
dc.titleA utilização de imagens de telas em práticas de ensino-aprendizagem de produção textual em língua maternapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-16T11:08:35Z-
dc.date.available2017-05-16T11:08:35Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16902-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In this work we perform a reflection under the light of the concepts of literacy on Marcuschi (2008) and the multimodality of Dionísio (2006) about the utilization of images like an incentive to textual production during native language classes. To investigate this possibility we have analyzed the texts of some collaborators based on oriented production. Conclusions lead us to believe in the great value of this incentive, the analyzed texts had showed positive characteristics like: the use of well constructed logical sequences, intuitive directed descriptions and abstractions of the proposed scenes, allowing the work.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons