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Título: Apropriação da internet pelo movimento estudantil chileno : um estudo de caso das práticas digitais nas mobilizações do Chile
Autor(es): Abelin, Pedro
Orientador(es): Von Bülow, Marisa
Assunto: Ativismo digital
Redes sociais
Estudantes
Movimentos estudantis
Movimentos sociais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: ABELIN, Pedro. Apropriação da internet pelo movimento estudantil chileno: um estudo de caso das práticas digitais nas mobilizações do Chile. 2016. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este artigo procura contribuir para o debate do ativismo digital ao analisar o uso das redes sociais virtuais por organizações estudantis chilenas entre os anos de 2011 e 2016. Pretendeuse compreender a variedade de práticas digitais observadas a partir das fanpagesdo Facebook de três federações protagonistas do movimento estudantil chileno: a Federação de Estudantes da Universidade de Chile (FECh), a Federação de Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Chile (FEUC); e a Federação de Estudantes da Universidade de Santiago (FEUSACH). Realizou-se análise de conteúdo de postagens das federações no Facebook por meio do software de análise de dados NVivo. A utilização das novas mídias sociais virtuais contribuiu para a diversificação dos repertórios de ação coletiva do movimento estudantil chileno e o Facebook se mostrou primordial no diálogo entre a sociedade civil, a burocracia e as organizações estudantis, que concebem a ferramenta como fundamental na sua estratégia discursiva. O processo de apropriação e utilização das plataformas digitais pelas federações chilenas, contudo, foi marcado por constante aprendizagem e por assimetrias de poder – simbólicas e econômicas - previamente instituídas, percebendo-se uma “institucionalização” e profissionalização do uso dessas plataformas.
Abstract: This article aims to contribute to the debate on digital activism by analyzing the use of virtual social networks by chilean student organizations between the years 2011 and 2016. The research intended to understand the variety of digital practices observed ON Facebook fanpages from three main federations of the chilean student movement: the Federation of Students of the University of Chile (FECh), the Federation of Students of the Pontifical Catholic University of Chile (FEUC); and the Federation of Students of the University of Santiago (FEUSACH). Content analysis of Facebook federations' postings was done through NVivo data analysis software. The use of new virtual social media has contributed to the diversification of the collective action repertoires of the Chilean student movement and Facebook was essential in the dialogue between the civil society, the bureaucracy and student organizations. Student organizations understand the tool as fundamental in its discursive strategy. The process of appropriation and use of digital platforms by the Chilean federations, however, was marked by constant learning and asymmetries of power - economic and symbolic - previously instituted. Therefore, it is possible to observe "institutionalization" and professionalization of the use of these platforms.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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