Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16859
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianaSoaresDeAlmeida_tcc.pdf489,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mulheres no Legislativo Federal : perfil de candidatas e eleitas
Autor(es): Almeida, Juliana Soares de
Orientador(es): Almeida, Débora Cristina Rezende de
Assunto: Mulheres na política
Política
Poder Legislativo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: ALMEIDA, Juliana Soares de. Mulheres no Legislativo Federal: perfil de candidatas e eleitas. 2016. 78 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Com o objetivo de compreender e analisar o papel das cotas e sua influência ou não na sub-representação das mulheres na política brasileira, a proposta inicial do trabalho é realizar uma apurada revisão teórica sobre a literatura de representação e adiante, recortar para perspectiva de representação descritiva. Prontamente, no segundo momento focalizar em referências teóricas do principal mecanismo de combate à subrepresentação feminina e a compreensão da construção histórica da representação das mulheres no contexto da política brasileira. Neste sentido, diante da dúvida sobre o resultado dos efeitos das cotas e o quadro de quase exclusão das mulheres no espaço político, o objetivo do trabalho é analisar o perfil das candidatas ao Legislativo Federal nas eleições de 2014, uma vez que foi a partir desse ano que houve mudança na aplicação da lei de cotas, por meio de uma maior fiscalização a sua adoção pelos partidos, realizada pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelo Tribunal Superior Eleitoral. Poder comparar as candidatas e as eleitas do legislativo federal e analisar suas diferenças, é um dos diferenciais da pesquisa, visto que a maioria dos estudos observam apenas o perfil das eleitas e não notam o perfil das candidatas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons