Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16851
Título: | Coordenação pedagógica e os desafios da escola de educação básica |
Autor(es): | Silva, Patrícia Mathias da |
Orientador(es): | Machado, Liliane Campos |
Coorientador(es): | Nascimento, Juscelino Francisco do |
Assunto: | Coordenação pedagógica Educação básica Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 11-Mai-2017 |
Referência: | SILVA, Patrícia Mathias da. Coordenação pedagógica e os desafios da escola de educação básica. 2015. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho objetiva estudar a contribuição da coordenação pedagógica nos desafios diários de uma escola de educação básica sob a percepção do corpo escolar do Centro de Ensino Fundamental 03 do Paranoá, no âmbito da educação de jovens e adultos - EJA. O referencial teórico utilizado para este estudo teve como alicerce os estudos, entre outros, de Pinheiro (1998), Roman (2001) e Sousa (1998). A metodologia apresenta uma investigação de natureza qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário respondido por 15 participantes, entre professores, supervisão, coordenação e direção. Os resultados alcançados sinalizam afirmações positivas quanto às contribuições da coordenação pedagógica, desde a melhora significativa dos problemas diários no ambiente escolar, até uma contribuição para tornar a educação básica de melhor qualidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons