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Título: Implicações da operação do A380 na infraestrutura aeroportuária dos aeroportos do Galeão e de Campinas, no transporte de passageiros
Outros títulos: A-380 operations implications on airport infrasctructure in Rio de Janeiro e Campinas international airport regarding to passenger transportation
Autor(es): Viégas, Jorge Alencar Filgueiras
Orientador(es): Silva, Adyr da
Assunto: Aeronaves
Infraestrutura aeroportuária
Data de apresentação: 2-Out-2009
Data de publicação: 10-Mai-2011
Referência: VIÉGAS, Jorge Alencar Filgueiras. Implicações da operação do A380 na infraestrutura aeroportuária dos aeroportos do Galeão e de Campinas, no transporte de passageiros. 2009. 121 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Com a demanda do número de passageiros aumentando em todo o mundo e com novas maneiras de gerir os aeródromos, era natural que surgissem novas e maiores aeronaves, sendo o A380 da Airbus um destes projetos. Seu objetivo, no mercado de transporte aéreo, é minimizar os congestionamentos de passageiros e cargas existentes nos grandes aeroportos. Assim, insere-se o objeto de estudo deste trabalho que procurou esmiuçar quais agentes poderão trazer a operação comercial de passageiros desta aeronave para o Brasil, particularmente no Aeroporto do Galeão e de Viracopos. Apesar de, desde o seu projeto até a fabricação da aeronave ter se buscado utilizar os requisitos básicos existentes nos aeroportos Internacionais existentes, a busca de autonomia, conforto e segurança à sua operação, seu tamanho, capacidade de transporte e evolução tecnológica incorporada, distinguem-na das demais aeronaves e levanta-se indagações quanto à possibilidade de operações sem restrições de vôos empregando a infraestrutura instalada em aeroportos brasileiros, em especial no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro e em Viracopos – Campinas-SP. Foi realizado estudo teórico com base na legislação internacional e nacional vigente e publicações técnicas do fabricante, buscando avaliar o impacto trazido pelo A380 à estrutura aeroportuária nacional. Para solidificar de forma realista este embasamento teórico, foram entrevistados funcionários e profissionais que atuam no Aeroporto do Galeão e de Viracopos, bem como funcionários do Sistema de Aviação Civil ligados diretamente à regulação do transporte aéreo e à aplicação da legislação aeroportuária. Ao avaliar os resultados da pesquisa, concluiu-se que as exigências viabilizadoras para operação do A380, nos Aeroporto supracitados, tem baixo nível de complexidade de operação no Galeão-Rio de Janeiro e vai exigir muita infraestrutura em Viracopos-Campinas.
Abstract: As air traffic increases and new ways of managing commercial airports are being developed everywhere, new and larger aircrafts are becoming more economically viable to be operated, and the A-380 is one the projects to be studied. The objective, in air transport market, is to reduce problems with facilitation in passenger and cargo handling at larger airports. Thus, this study aims to investigate which stakeholders could bring the operation of this aircraft to Brazil, especially in Rio de Janeiro and Campinas International Airport. Although in its design and manufacturing the aim was to use actual requirements already attended in international air ports, while searching for efficiency, comfort and safety in the operations, its size, capacity and technology applied is different from the other aircrafts and then question must be formulated about the possibility of its operation without restrictions. A theorycal study was developed based on international and national legislation and technical information provided by the manufacturer, to asses the impact to be brought by the A-380 to the infrastructure installed in the airports in Brazil. Also, to assure the study, airport management and staff from those two airports were interviewed , as well as employees from the regulation agency in Brazil. The study concludes that the requirements for the operation of the A-380 in Galeão-Rio de Janeiro has a low level of complexity, different from Viracopos- Campinas, where there will be necessary a lot of improvement of the existing infrastructure area.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.10.TCC.1685
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