Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16837
Título: | As práticas avaliativas e a aprendizagem dos alunos |
Autor(es): | Melo, Roberto Alves de |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Oliveira, Rose Meire da Silva e |
Assunto: | Avaliação de aprendizagem Avaliação educacional Ensino fundamental |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 11-Mai-2017 |
Referência: | MELO, Roberto Alves de. As práticas avaliativas e a aprendizagem dos alunos. 2015. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta investigação traz considerações a respeito das práticas avaliativas e da aprendizagem dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir de um dos instrumentos avaliativos mais utilizados nessa modalidade de ensino, a prova. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, tendo o questionário e a análise da ata do Conselho de Classe como procedimento de coleta de dados. O estudo teve como referencial teórico os autores: Luckesi, Haydt, Hoffmann, Méndez, Vasconcelos, e Souza, entre outros. Na análise dos dados percebeu-se que os professores entrevistados utilizam diferentes instrumentos avaliativos e que se preocupam com a aprendizagem de seus alunos. A pesquisa revelou que a busca de uma avaliação mais eficaz levou esses professores a diversificarem seus instrumentos avaliativos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons