Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IvanaMariaDaMotta_tcc.pdf465,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação para as aprendizagens na educação infantil : percepções de uma professora
Autor(es): Motta, Ivana Maria Pandolfo da
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Oliveira, Rose Meire da Silva e
Assunto: Avaliação educacional
Educação de crianças
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: MOTTA, Ivana Maria Pandolfo da. Avaliação para as aprendizagens na educação infantil: percepções de uma professora. 2015. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Avaliar na primeira etapa da educação básica é uma tarefa complexa para o professor, pois requer o envolvimento de conceitos e reflexões acerca de aprendizagem, infância, avaliação formal e informal e até mesmo a concepção de Educação Infantil. Sob essa ótica faz-se necessário discutir as concepções e práticas de avaliação adotadas pelo profissional que atua com a primeira etapa da educação básica. O presente trabalho investigou as percepções de avaliação para as aprendizagens e os instrumentos avaliativos utilizados por uma professora que atua no contexto do primeiro período da Educação Infantil em uma escola pública, rural, do Distrito Federal. Objetivou-se, à luz de documentos oficiais da rede sobre o tema e de autores que estudam a temática da avaliação como Hoffmann, Villas Boas e Freitas, fundamentar e aprofundar o conhecimento sobre o estudo em questão. Empregou-se a abordagem qualitativa, estudo de caso. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica da entrevista do tipo semiestruturada e a análise documental. A pesquisa possibilitou a constatação de que a professora faz uso da avaliação formativa e de seus instrumentos favorecendo a construção das aprendizagens pelos estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons