Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | - |
dc.contributor.author | Motta, Ivana Maria Pandolfo da | - |
dc.identifier.citation | MOTTA, Ivana Maria Pandolfo da. Avaliação para as aprendizagens na educação infantil: percepções de uma professora. 2015. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Avaliar na primeira etapa da educação básica é uma tarefa complexa para o professor, pois requer o envolvimento de conceitos e reflexões acerca de aprendizagem, infância, avaliação formal e informal e até mesmo a concepção de Educação Infantil. Sob essa ótica faz-se necessário discutir as concepções e práticas de avaliação adotadas pelo profissional que atua com a primeira etapa da educação básica. O presente trabalho investigou as percepções de avaliação para as aprendizagens e os instrumentos avaliativos utilizados por uma professora que atua no contexto do primeiro período da Educação Infantil em uma escola pública, rural, do Distrito Federal. Objetivou-se, à luz de documentos oficiais da rede sobre o tema e de autores que estudam a temática da avaliação como Hoffmann, Villas Boas e Freitas, fundamentar e aprofundar o conhecimento sobre o estudo em questão. Empregou-se a abordagem qualitativa, estudo de caso. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica da entrevista do tipo semiestruturada e a análise documental. A pesquisa possibilitou a constatação de que a professora faz uso da avaliação formativa e de seus instrumentos favorecendo a construção das aprendizagens pelos estudantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Avaliação para as aprendizagens na educação infantil : percepções de uma professora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T13:55:37Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T13:55:37Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16826 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Oliveira, Rose Meire da Silva e | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|