Título: | O uso do computador como recurso tecnológico no período de alfabetização de estudantes com dificuldades na aprendizagem na Escola Classe 06 do Gama |
Autor(es): | Carmo, Lillian Landim Dias do |
Orientador(es): | Barrenechea, Cristina Azra |
Coorientador(es): | Letti, Mariana Marlière |
Assunto: | Aprendizagem - dificuldades Tecnologia na educação Alfabetização Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 9-Mai-2017 |
Referência: | CARMO, Lillian Landim Dias do. O uso do computador como recurso tecnológico no período de alfabetização de estudantes com dificuldades na aprendizagem na Escola Classe 06 do Gama. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo identificar as contribuições que o uso do computador traz ao ser trabalhado com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens, vivenciado principalmente no período da alfabetização. Alunos com dificuldades na aprendizagem, não têm o rendimento esperado para o ano cursado, por isso, requerem uma atenção diferenciada para se entender seu ritmo nesse processo e identificar a forma de aprender, como atingi-lo para haver o desenvolvimento e, assim, acontecer a aprendizagem. Perceber como auxiliar o aluno a vencer as dificuldades encontradas no processo de aquisição e consolidação da alfabetização, contribui para que o aluno siga mais confiante nos anos seguintes. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguiu-se a abordagem qualitativa e quantitativa, encaminhada por estudo de caso, seguindo as técnicas de coleta de dados observação e questionário, com questões fechadas e abertas, realizadas na Escola Classe 06 do Gama. Este estudo demonstrou que alunos com dificuldades na aprendizagem precisam de atendimento diferenciado, com intervenções diversas, apoiando-se nos recursos midiáticos, mas que encontrou um aliado fundamental nesse processo que é o computador, por seu caráter desafiador, atraente, dinâmico e criativo que desperta o interesse do aluno e suas potencialidades. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|