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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorAraújo, Katiúcia Maria Souza-
dc.identifier.citationARAÚJO, Katiúcia Maria Souza. Os desafios do coordenador pedagógico da E.C 45 de Ceilândia numa gestão democrática frente a sua realidade: suas competências e suas atribuições. 2015. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada aborda os desafios do coordenador pedagógico da E.C 45 de Ceilândia numa gestão democrática frente a sua realidade: suas competências e suas atribuições. Com o objetivo de analisá-las, descrevendo a necessidade de uma gestão democrática dentro da escola, explicar tais competências e articulações e compreender o valor do coordenador dentro dessa gestão. Baseando-se em fundamentações teóricas de autores como Libâneo, Mate, Placco, Vasconcellos entre outros. Os estudos para essa pesquisa brotaram de reflexões sobre o verdadeiro papel do coordenador e de análises de teóricos, além da pesquisa de campo. Buscou com isso, averiguar a participação deste profissional dentro da escola no que diz respeito ao processo ensino aprendizado, a descentralização e a transparência da equipe gestora dentro da gestão democrática. A metodologia adotada foi quali-quanti onde se utilizou da pesquisa de campo com questionário misto e analise dos resultados por meio de gráficos. Pode-se comprovar que muitas das dificuldades apresentadas e a desmotivação do professor para assumir a função de coordenador pedagógico decorrente da falta de valorização da função de coordenador, a perda das gratificações e o acúmulo de diversas funções por ele assumidas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãopt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.titleOs desafios do coordenador pedagógico da E.C 45 de Ceilândia numa gestão democrática frente a sua realidade : suas competências e suas atribuiçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-09T11:58:56Z-
dc.date.available2017-05-09T11:58:56Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16804-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoDantas, Marcos Alberto-
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