Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16803
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcileneDosSantosMagalhaes_tcc.pdf841,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Computador na escola como ferramenta pedagógica para o processo ensino aprendizagem
Autor(es): Magalhães, Marcilene dos Santos
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Práticas pedagógicas
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 9-Mai-2017
Referência: MAGALHÃES, Marcilene dos Santos. Computador na escola como ferramenta pedagógica para o processo ensino aprendizagem. 2015. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A utilização do computador como ferramenta pedagógica traz uma enorme contribuição para a prática pedagógica. Dentro dessa perspectiva, a presente pesquisa investiga e analisa o computador na escola como ferramenta pedagógica para o processo ensino aprendizagem, ou seja, como essa tecnologia propicia a construção da aprendizagem e quais os benefícios percebidos com a utilização. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa realizada em uma Escola Pública de Planaltina/DF, com a aplicação do questionário, a professores, coordenadores e direção. O objetivo foi identificar as contribuições e o uso das TICs, em especial o computador, no processo de ensino-aprendizagem. Com o estudo foi possível considerar a importância das tecnologias como meios e ferramentas pedagógicas para a aprendizagem. Os resultados mostraram maior capacidade de envolvimento e aprendizagem, consequentemente, um melhor resultado no processo. Constatou-se que o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons