Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16798
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoseliDeOliveiraAlmeida_tcc.pdf747,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação do coordenador pedagógico na construção coletiva do projeto político-pedagógico
Autor(es): Almeida, Joseli de Oliveira Campos
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 8-Mai-2017
Referência: ALMEIDA, Joseli de Oliveira Campos. A atuação do coordenador pedagógico na construção coletiva do projeto político-pedagógico. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a participação do coordenador pedagógico na elaboração, avaliação e reformulação do Projeto político-pedagógico, reafirmando a importância deste profissional e definindo suas atribuições neste processo crucial para as instituições de ensino. Para esta análise foi realizada uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida numa escola pública do Distrito Federal. Através desta pesquisa foi constatado que a participação do coordenador pedagógico, além de indispensável, precisa estar contemplada no projeto político-pedagógico da instituição, definindo qual será a participação deste profissional, para que não haja nem excessos, nem omissões por parte do coordenador na construção da proposta. Neste constam também, escritos sobre a importância do projeto político-pedagógico na construção da identidade das instituições, bem como sua necessidade para a realização do trabalho pedagógico coletivo e organizado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons