Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16792
Título: | Avaliação institucional : procedimento imprescindível para a construção do projeto político pedagógico escolar |
Autor(es): | Souza, Kaio da Silva |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Pereira, Maria Susley |
Assunto: | Avaliação institucional - escola Projeto político-pedagógico Gestão escolar democrática |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 8-Mai-2017 |
Referência: | SOUZA, Kaio da Silva. Avaliação institucional: procedimento imprescindível para a construção do projeto político pedagógico escolar. 2015. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho monográfico investiga se a avaliação institucional tem sido situada como ferramenta imprescindível para a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Cantinho do Saber. Inicialmente é apresentada a Avaliação Institucional como processo de democratização do ensino, seguida da relação entre projeto político-pedagógico e a coordenação pedagógica, trazendo considerações sobre a avaliação institucional. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa por meio de questionários abertos e fechados aplicados a diretora da escola, dois coordenadores pedagógicos, quinze professores, seis profissionais da carreira assistência à educação e dez pais de aluno, além de análise documental, do PPP da escola. Três aspectos podem ser destacados nos resultados da pesquisa: os educadores consideram a avaliação institucional como parâmetro da qualidade de ensino, a avaliação institucional é vista como facilitador da gestão democrática e os pais, em geral, não têm conhecimento da avaliação institucional realizada pela escola. A pesquisa teve como referências vários autores dentre eles: Veiga, Vasconcellos, Paro, Gil e Gadotti, além dos documentos oficiais que amparam e embasam o processo de Avaliação Institucional. Encerra-se o trabalho com a conclusão de que a avaliação institucional na rede pública do Distrito Federal é uma ferramenta que deve estar presente no projeto político-pedagógico da escola e é indispensável para a gestão democrática. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons