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2015_KaioDaSilvaSouza_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorSouza, Kaio da Silva-
dc.identifier.citationSOUZA, Kaio da Silva. Avaliação institucional: procedimento imprescindível para a construção do projeto político pedagógico escolar. 2015. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico investiga se a avaliação institucional tem sido situada como ferramenta imprescindível para a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Cantinho do Saber. Inicialmente é apresentada a Avaliação Institucional como processo de democratização do ensino, seguida da relação entre projeto político-pedagógico e a coordenação pedagógica, trazendo considerações sobre a avaliação institucional. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa por meio de questionários abertos e fechados aplicados a diretora da escola, dois coordenadores pedagógicos, quinze professores, seis profissionais da carreira assistência à educação e dez pais de aluno, além de análise documental, do PPP da escola. Três aspectos podem ser destacados nos resultados da pesquisa: os educadores consideram a avaliação institucional como parâmetro da qualidade de ensino, a avaliação institucional é vista como facilitador da gestão democrática e os pais, em geral, não têm conhecimento da avaliação institucional realizada pela escola. A pesquisa teve como referências vários autores dentre eles: Veiga, Vasconcellos, Paro, Gil e Gadotti, além dos documentos oficiais que amparam e embasam o processo de Avaliação Institucional. Encerra-se o trabalho com a conclusão de que a avaliação institucional na rede pública do Distrito Federal é uma ferramenta que deve estar presente no projeto político-pedagógico da escola e é indispensável para a gestão democrática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação institucional - escolapt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.titleAvaliação institucional : procedimento imprescindível para a construção do projeto político pedagógico escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-08T12:28:29Z-
dc.date.available2017-05-08T12:28:29Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16792-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoPereira, Maria Susley-
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