Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16791
Título: | O envolvimento da família na aprendizagem da criança dos 4º anos das séries iniciais |
Autor(es): | Simião, Kátia Cilene Sousa Cavalcante |
Orientador(es): | Machado, Liliane Campos |
Coorientador(es): | Nascimento, Juscelino Francisco do |
Assunto: | Educação de crianças Alfabetização Educação - participação dos pais |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 8-Mai-2017 |
Referência: | SIMIÃO, Kátia Cilene Sousa Cavalcante. O envolvimento da família na aprendizagem da criança dos 4º anos das séries iniciais. 2015. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de contribuir para reflexão sobre o sucesso do educando do 4º ano das séries iniciais, no seu processo de ensino-aprendizagem, visando extrair possíveis causas das deficiências de aprendizagens como as relacionadas à expressão oral e escrita dessas crianças, examinar como os pais orientam seus filhos nos estudos para que trilhem com sucesso o 4° ano e compreender ações do professor voltadas para o avanço da criança em relação à linguagem e à escrita para assim descobrirmos como garantir que as aprendizagens previstas aconteçam. A pesquisa foi permeada por conceitos teóricos feitos por Castro (1998) e Oliveira (2008), Dessen e Polônia (2007), Pimenta, (1993), Abrantes (2003), Bertan (2005), Camilo e Franco (2007), Caldeira (2008), destacando a Escola como instituição que propicia a troca e apreensão de conhecimentos gradativos, por meio da aquisição de experiências com a compreensão e assimilação de saberes que permitem organizações mentais realizadas nas ações exploratórias ao seu redor no âmbito educacional; pais como facilitadores e provocadores de uma realidade educacional que requer inovação, tendo em vista que a participação desses responsáveis no desenvolvimento cognitivo de seus filhos favorece o seu sucesso educacional; e a dinamicidade do ensino. Esta pesquisa possibilitou pela abordagem qualitativa na observação participante resposta à questão inicial do objeto em estudo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons