Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16791
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KatiaCileneSimiao_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorSimião, Kátia Cilene Sousa Cavalcante-
dc.identifier.citationSIMIÃO, Kátia Cilene Sousa Cavalcante. O envolvimento da família na aprendizagem da criança dos 4º anos das séries iniciais. 2015. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de contribuir para reflexão sobre o sucesso do educando do 4º ano das séries iniciais, no seu processo de ensino-aprendizagem, visando extrair possíveis causas das deficiências de aprendizagens como as relacionadas à expressão oral e escrita dessas crianças, examinar como os pais orientam seus filhos nos estudos para que trilhem com sucesso o 4° ano e compreender ações do professor voltadas para o avanço da criança em relação à linguagem e à escrita para assim descobrirmos como garantir que as aprendizagens previstas aconteçam. A pesquisa foi permeada por conceitos teóricos feitos por Castro (1998) e Oliveira (2008), Dessen e Polônia (2007), Pimenta, (1993), Abrantes (2003), Bertan (2005), Camilo e Franco (2007), Caldeira (2008), destacando a Escola como instituição que propicia a troca e apreensão de conhecimentos gradativos, por meio da aquisição de experiências com a compreensão e assimilação de saberes que permitem organizações mentais realizadas nas ações exploratórias ao seu redor no âmbito educacional; pais como facilitadores e provocadores de uma realidade educacional que requer inovação, tendo em vista que a participação desses responsáveis no desenvolvimento cognitivo de seus filhos favorece o seu sucesso educacional; e a dinamicidade do ensino. Esta pesquisa possibilitou pela abordagem qualitativa na observação participante resposta à questão inicial do objeto em estudo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.titleO envolvimento da família na aprendizagem da criança dos 4º anos das séries iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-08T12:20:45Z-
dc.date.available2017-05-08T12:20:45Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16791-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoNascimento, Juscelino Francisco do-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons