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Título: O papel do coordenador pedagógico diante da indisciplina escolar
Autor(es): Lima, Isana Raquel Rodrigues de
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Nascimento, Juscelino Francisco do
Assunto: Estudantes - indisciplina
Coordenadores pedagógicos
Professores e alunos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 8-Mai-2017
Referência: LIMA, Isana Raquel Rodrigues de. O papel do coordenador pedagógico diante da indisciplina escolar. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é discorrer acerca do papel da escola e do coordenador pedagógico diante dessa problemática da indisciplina tão atual e latente da educação. O referencial teórico aborda o conceito de indisciplina na escola, de acordo com alguns estudiosos e suas possíveis causas, com base, principalmente, em Aquino (1998), La Taille (1994) e Parrat-Dayan (2008). Neste trabalho, foi adotada a pesquisa qualitativa, por se atentar mais à profundidade do objeto de estudo e não somente a quantificar dados. Esse estudo chegou à conclusão de que há a necessidade de o professor estar em constante formação continuada, para dar conta das mudanças que acontecem na sociedade e que se refletem, diretamente, no ambiente escolar. Assim, é papel do coordenador pedagógico incentivar e, até mesmo, promover formações no âmbito das coordenações coletivas. É indispensável, também, a parceria entre família e escola e a sensibilização e reflexão do professor em relação à sua prática pedagógica. A chave para solucionar o problema da indisciplina está na relação professor-aluno em sala de aula, considerando o estudante como ser criativo e participativo no processo educacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
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