Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16788
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IsanaRaquelDeLima_tcc.pdf549,37 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorLima, Isana Raquel Rodrigues de-
dc.identifier.citationLIMA, Isana Raquel Rodrigues de. O papel do coordenador pedagógico diante da indisciplina escolar. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é discorrer acerca do papel da escola e do coordenador pedagógico diante dessa problemática da indisciplina tão atual e latente da educação. O referencial teórico aborda o conceito de indisciplina na escola, de acordo com alguns estudiosos e suas possíveis causas, com base, principalmente, em Aquino (1998), La Taille (1994) e Parrat-Dayan (2008). Neste trabalho, foi adotada a pesquisa qualitativa, por se atentar mais à profundidade do objeto de estudo e não somente a quantificar dados. Esse estudo chegou à conclusão de que há a necessidade de o professor estar em constante formação continuada, para dar conta das mudanças que acontecem na sociedade e que se refletem, diretamente, no ambiente escolar. Assim, é papel do coordenador pedagógico incentivar e, até mesmo, promover formações no âmbito das coordenações coletivas. É indispensável, também, a parceria entre família e escola e a sensibilização e reflexão do professor em relação à sua prática pedagógica. A chave para solucionar o problema da indisciplina está na relação professor-aluno em sala de aula, considerando o estudante como ser criativo e participativo no processo educacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - indisciplinapt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.titleO papel do coordenador pedagógico diante da indisciplina escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-08T11:23:23Z-
dc.date.available2017-05-08T11:23:23Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16788-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoNascimento, Juscelino Francisco do-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons