Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FabianaPinheiroPoti_tcc.pdf465,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorPoti, Fabiana Pinheiro Alves-
dc.identifier.citationPOTI, Fabiana Pinheiro Alves. O coordenador pedagógico como mediador de atos de indisciplina em sala de aula. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral ressaltar o papel do coordenador pedagógico como mediador de conflitos gerados pela indisciplina em sala de aula. Para isso, discorremos sobre o que são os atos de indisciplina, suas motivações, o papel do coordenador pedagógico e sua atuação como mediador de tais conflitos, na visão de diversos autores, como Parrat-Dayan (2008), Aquino (1998), Placco, Souza e Almeida (2012). Por meio de uma pesquisa qualitativa realizamos a coleta dos dados onde foi possível perceber que muitos argumentos utilizados pelos professores para justificar os atos de indisciplina não encontram embasamento no pensamento dos teóricos, como o desinteresse dos alunos e a falta de limites impostos pela família. Em contrapartida, dentro dos segmentos que participaram da pesquisa, observamos que o papel do coordenador pedagógico é fortalecido como mediador de estratégias que visem a diminuição dos atos de indisciplina, por meio do planejamento e da formação continuada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - indisciplinapt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordMediação de conflitospt_BR
dc.subject.keywordDisciplina escolarpt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico como mediador de atos de indisciplina em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T13:15:42Z-
dc.date.available2017-05-05T13:15:42Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16778-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoNascimento, Juscelino Francisco do-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons