Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | - |
dc.contributor.author | Faria, Elizane Fernandes Teles de | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Elizane Fernandes Teles de. O coordenador pedagógico e o processo de avaliação institucional. 2015. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A atuação do Coordenador Pedagógico na organização do trabalho escolar numa
perspectiva democrática e participativa é determinante para que os objetivos previstos no Projeto Político-Pedagógico sejam alcançados. A avaliação Institucional propicia maturidade política à comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, estudantes e famílias) que nesse processo tem a oportunidade do autoconhecimento, tão importante para que a escola se (re) organize e cumpra com sua função. O presente trabalho buscou analisar o papel do coordenador pedagógico no planejamento e desenvolvimento da Avaliação Institucional. A escola participante da pesquisa é uma escola pública do DF, aqui identificada com o nome fictício Escola Ipê Amarelo, para preservar a identidade dos participantes. Utilizou-se da pesquisa qualitativa como metodologia, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, realizado com os coordenadores e com a gestora da escola, e a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola participante da pesquisa. O trabalho foi embasado pelos teóricos: Villas Boas (2013), Freitas et al (2009), Vasconcellos (2002), Sordi e Souza (2009), entre outros. Esses autores apresentam reflexões valiosas que possibilitaram aprofundar o estudo sobre o tema abordado. Foi possível perceber que a participação consciente do coordenador pedagógico na elaboração e desenvolvimento da avaliação institucional abre caminhos para inovações na organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar, contudo, faz-se necessário que a escola organize o trabalho pedagógico por meio do seu Projeto
Político Pedagógico, e assim avance para um processo de autoavaliação estruturado e sistematizado, favorecendo, então, a participação do coordenador pedagógico nesse importante processo avaliativo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação institucional - escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenadores pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.title | O coordenador pedagógico e o processo de avaliação institucional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-05T12:05:01Z | - |
dc.date.available | 2017-05-05T12:05:01Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16773 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Pereira, Maria Susley | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|