Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16763
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EdnalvaGomesDeSousa_tcc.pdf567,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Currículo em movimento, educação do campo e coordenação pedagógica : aspectos favoráveis e desafiadores
Autor(es): Sousa, Ednalva Gomes de
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Xavier, Josimara
Assunto: Coordenação pedagógica
Currículo escolar
Educação do campo
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 4-Mai-2017
Referência: SOUSA, Ednalva Gomes de. Currículo em movimento, educação do campo e coordenação pedagógica: aspectos favoráveis e desafiadores. 2015. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo para a realização deste estudo foi analisar os aspectos favoráveis e desafiadores em relação a coordenação pedagógica/formação continuada, a implementação do Currículo em Movimento e a proposta da Educação do Campo numa escola do Campo do Distrito Federal. Diante das várias reflexões iminentes ao tema a questão norteadora da pesquisa foi: Quais os aspectos favoráveis e desafiadores em relação a coordenação pedagógica, a implementação do Currículo em Movimento e Educação do Campo? A visão do professor em relação ao currículo em movimento deve ser bem ampla, tendo em vista as concepções que este apresenta para o enriquecimento da prática pedagógica na formação crítico reflexiva do aluno. Como procedimento metodológico foi realizado um estudo de caso com ideias de autores como Sacristán(2000),Vasconcellos(2002),Veiga et al (2012) entre outros, além de documentos da Secretaria de Educação do Distrito Federal, dentre eles o Currículo em Movimento – Pressupostos Teóricos. A pesquisa de campo foi realizada com 6 professores, 2 coordenadores Pedagógicos e 1 supervisor pedagógico. Foi possível encontrar aspectos favoráveis junto aos colaboradores da pesquisa em relação a conceitos ao Currículo em Movimento e Educação do Campo. Mas houve um descompasso ao que se refere a ações curriculares e estratégias voltadas para a construção do PPP, os participantes não têm claro a função do coordenador pedagógico, bem como o reconhecimento do espaço-tempo da coordenação pedagógica como espaço para a formação continuada. Espera-se que este estudo contribua de alguma forma para com a organização do trabalho pedagógico da escola pesquisada e que surjam novos pesquisadores para que aponte caminhos para concretização do Currículo em Movimento e a proposta para Educação do Campo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons