Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16755
Título: | A participação da família na avaliação institucional da escola e os seus possíveis reflexos na coordenação pedagógica |
Autor(es): | Barbosa, Cristiano Silva |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Pereira, Maria Susley |
Assunto: | Coordenação pedagógica Interação - aluno/família/escola Comunidade e escola |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 4-Mai-2017 |
Referência: | BARBOSA, Cristiano Silva. A participação da família na avaliação institucional da escola e os seus possivéis reflexos na coordenação pedagógica. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | No cenário atual da educação brasileira, vemos a implantação de iniciativas que buscam uma maior participação da comunidade escolar nas decisões que definem os rumos que cada escola deve seguir para conseguir ensino de qualidade. Mesmo com esses empreendimentos e com a legislação favorecendo a participação popular, os familiares dos alunos pouco contribuem para isso. Esta pesquisa visa contribuir na discussão em relação à participação, ao envolvimento e à interação das famílias na escola, com o objetivo de levantar as causas da baixa participação das famílias nas avaliações institucionais da escola e os reflexos que porventura possam existir, nas coordenações pedagógicas e na motivação dos professores para a busca da melhor formação e para o planejamento do seu trabalho. Para tanto foram aplicados 20 questionários com perguntas abertas aos professores, aos coordenadores e ao gestor e 10 questionários com questões fechadas para os pais. Constatou-se que a baixa participação das famílias nas avaliações institucionais é uma responsabilidade de ambas as partes. A escola precisa buscar estratégias que facilitem a participação dos pais nas avaliações e cabe aos familiares a responsabilidade de assumir seu papel como corresponsáveis pela educação de seus filhos. Para isso, são fundamentais a articulação de todos e a presença da figura do coordenador pedagógico na avaliação institucional da escola. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons