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dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorBarbosa, Cristiano Silva-
dc.identifier.citationBARBOSA, Cristiano Silva. A participação da família na avaliação institucional da escola e os seus possivéis reflexos na coordenação pedagógica. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNo cenário atual da educação brasileira, vemos a implantação de iniciativas que buscam uma maior participação da comunidade escolar nas decisões que definem os rumos que cada escola deve seguir para conseguir ensino de qualidade. Mesmo com esses empreendimentos e com a legislação favorecendo a participação popular, os familiares dos alunos pouco contribuem para isso. Esta pesquisa visa contribuir na discussão em relação à participação, ao envolvimento e à interação das famílias na escola, com o objetivo de levantar as causas da baixa participação das famílias nas avaliações institucionais da escola e os reflexos que porventura possam existir, nas coordenações pedagógicas e na motivação dos professores para a busca da melhor formação e para o planejamento do seu trabalho. Para tanto foram aplicados 20 questionários com perguntas abertas aos professores, aos coordenadores e ao gestor e 10 questionários com questões fechadas para os pais. Constatou-se que a baixa participação das famílias nas avaliações institucionais é uma responsabilidade de ambas as partes. A escola precisa buscar estratégias que facilitem a participação dos pais nas avaliações e cabe aos familiares a responsabilidade de assumir seu papel como corresponsáveis pela educação de seus filhos. Para isso, são fundamentais a articulação de todos e a presença da figura do coordenador pedagógico na avaliação institucional da escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordInteração - aluno/família/escolapt_BR
dc.subject.keywordComunidade e escolapt_BR
dc.titleA participação da família na avaliação institucional da escola e os seus possíveis reflexos na coordenação pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T12:18:51Z-
dc.date.available2017-05-04T12:18:51Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16755-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoPereira, Maria Susley-
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