Título: | EZ3D : sistema de rastreamento visual de movimentos faciais sem marcadores para modelos de animação tridimensionais |
Autor(es): | Sampaio Filho, Juarez Aires Lima, Rodrigo de Assis Ramos |
Orientador(es): | Vidal, Flávio de Barros |
Assunto: | Animação por computador Processamento de imagens auxiliado por computador |
Data de apresentação: | Dez-2016 |
Data de publicação: | 2-Mai-2017 |
Referência: | SAMPAIO FILHO, Juarez Aires; LIMA, Rodrigo de Assis Ramos. EZ3D: sistema de rastreamento visual de movimentos faciais sem marcadores para modelos de animação tridimensionais. 2016. viii, 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Tarefa presente na indústria cinematográfica e de jogos digitais, a modelagem e a animação de objetos tridimensionais permite gerar sequências de imagens dificilmente filmadas de outra forma. Mesmo em produções com atores reais, as técnicas de Animação Computacional se fazem presente, seja transformando o cenário do filme, projetando sobre o ator uma textura que modifica suas feições ou adicionando à obra um personagem completamente digital. Presente em praticamente qualquer grande produção, as técnicas de animação tridimensional apresentam custos proibitivos para aplicações independentes. Visando reduzir o número de horas de trabalho criativo requerido pelo processo de animação, técnicas de Animação Auxiliada por Computação são empregadas para auxiliar os artistas gráficos. Em particular, uma das técnicas consiste em transferir movimentos e expressões de um ator para a malha tridimensional do modelo. Este trabalho propõe uma aplicação de baixo custo que utiliza rastreamento visual sem marcadores, estimação de tridimensionalidade, filtragem digital e mistura de poses para transferir movimentos faciais para uma malha tridimensional a partir de uma sequencia de imagens capturadas por um par de câmeras. |
Abstract: | Present within the movie and digital games industries, tridimensional computer modeling and animation allow generation of image sequencies hardly shot in another way. Even in live- action productions, Computer Animation techniques are used during the film making process, be it transforming the stage, rendering over the actor a realistic texture or adding to the piece a complete digital character. Despite commonly used in big productions, techniques of tridimensional animation impose prohibitive costs over independent productions. Targeting to reduce the number of creative work hours required by the animation process, techniques of Computer Aided Animation are applied to auxiliate graphic designers. In particular, one of those techniques consists of
transfering movements and expressions from a live actor to a tridimensional computacional mesh. This work presents a low cost application that applies Markless Visual Tracking, Tridimensionality Estimation, Digital Filtering and Misture of Poses to transfer facial movements to a model mesh from a sequence of images captured with a pair of cameras. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2016 |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecatrônica
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