Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16731
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroSantanaGomes_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGassen, Valcir-
dc.contributor.authorGomes, Pedro Santana-
dc.identifier.citationGOMES, Pedro Santana. PEC 241: uma análise dos potenciais impactos do novo regime fiscal sobre o direito à educação. 2016. [84] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA Proposta de Emenda à Constituição nº 241/2016 objetiva instituir o denominado Novo Regime Fiscal, para limitar o crescimento em termos reais da despesa primária da União, por um período de 20 anos. Incluídas nesse limite estarão as despesas federais da área educacional, destinadas a efetivar os mandamentos constitucionais e legais que determinam a garantia de educação pública com qualidade e isonomia. Dentre as últimas, destaca-se o Plano Nacional de Educação para o decênio 2014-2024, que estabeleceu 20 metas para todos os entes da federação, referentes a todos os níveis e modalidades do ensino. Na medida em que se configura um aparente paradoxo a proposta de se impedir o crescimento em termos reais da despesa primária da União quando se afigura necessária a expansão das ações desse ente na garantia do direito à educação, este trabalho investigou os potenciais impactos que a aprovação dessa PEC terá sobre as despesas federais na área educacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.subject.keywordBrasil. Constituição (1988)pt_BR
dc.subject.keywordConstituição - emendaspt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.subject.keywordOrçamento públicopt_BR
dc.titlePEC 241 : uma análise dos potenciais impactos do novo regime fiscal sobre o direito à educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-02T12:28:24Z-
dc.date.available2017-05-02T12:28:24Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16731-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The Proposed Amendment to the Constitution No. 241/2016 aims to institute the so-called New Tax Regime to limit the growth in real terms of the Union's primary expenditure for a period of 20 years. Included in this limit will be the federal expenses of the educational area, destined to carry out the constitutional and legal mandates that determine the guarantee of public education with quality and isonomy. Among the latter, the National Education Plan for the decade 2014-2024 stands out, which established 20 goals for all entities of the federation, referring to all levels and modalities of education. Given the apparent paradox of the proposal to prevent growth in real terms of the Union's primary expenditure when it seems necessary to expand its actions in guaranteeing the right to education, this work investigated the potential impacts that the approval of this PEC will have on federal spending on education.pt_BR
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons