Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BarbaraTobiasDaFonseca_LucianaBorgesDaCosta_tcc.pdf6,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico ambiental preliminar de Novo Gama, Goiás, para propor medidas de proteção e recuperação de Nascentes do Ribeirão Paiva
Autor(es): Fonseca, Bárbara Tobias da
Costa, Luciana Borges da
Orientador(es): Alves, Conceição de Maria Albuquerque
Assunto: Escoamento urbano
Preservação ambiental
Degradação ambiental
Data de apresentação: 30-Jun-2016
Data de publicação: 27-Abr-2017
Referência: FONSECA, Bárbara Tobias da. Diagnóstico ambiental preliminar de Novo Gama, Goiás, para propor medidas de proteção e recuperação de Nascentes do Ribeirão Paiva. 2016. 103 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O processo de desenvolvimento urbano desordenado e sem planejamento tende a criar condições ambientais inadequadas e com impactos negativos para a fauna, a flora, os recursos naturais e a população. Em decorrência do crescimento populacional acelerado que vem ocorrendo no município de Novo Gama, Goiás, diversos impactos socioambientais são verificados ao longo da cidade, entre eles a degradação das nascentes do Ribeirão Paiva, as quais serão estudadas no presente trabalho. Nesse contexto, serão identificados os principais fatores que contribuem para a degradação de cinco dessas nascentes, a partir do diagnóstico ambiental do município como um todo e de cada nascente específica. Assim, as nascentes serão avaliadas quanto aos tipos e graus de degradação e as principais fontes de degradação e, com base nisso, serão propostas medidas e ações de preservação e recuperação dessas nascentes e de suas APPs. Dentre essas medidas, que podem ser classificadas com estruturais e não estruturais (de gestão ambiental), citam-se o isolamento das nascentes, a revegetação da bacia de contribuição, programas de educação ambiental e melhorias nos sistemas de saneamento da cidade, principalmente no que se refere aos resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem urbana. Acredita-se que, a partir dessas medidas, haverá um melhoramento significativo da qualidade das nascentes e de suas APPs, favorecendo a qualidade ambiental das áreas urbanas e a qualidade de vida da população desse município.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons