Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16705
Título: | A percepção dos professores e professoras de Ciências Naturais de Planaltina-DF sobre a avaliação no ensino fundamental : séries finais |
Autor(es): | Paula, Bárbara Cristiane de |
Orientador(es): | Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de |
Coorientador(es): | Vasconcelos, Rosylane Doris de |
Assunto: | Professores - prática profissional Avaliação de aprendizagem Ensino fundamental Avaliação educacional |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 26-Abr-2017 |
Referência: | PAULA, Bárbara Cristiane de. A percepção dos professores e professoras de Ciências Naturais de Planaltina-DF sobre a avaliação no ensino fundamental: séries finais. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2016. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise sobre o a percepção dos professores de Ciências Naturais da rede pública de ensino de Planaltina-DF sobre a temática avaliação, suas concepções e perspectivas. O interesse pelo tema partiu de uma inquietação pessoal muito antiga que me acompanhou por toda a graduação e culminou na escrita desse trabalho, que se desenvolveu na intenção de saber o que os professores de fato pensam sobre avaliação, dentro do cenário excludente e classificatório que a educação se encontra no Brasil.A pesquisa foi norteada pela metodologia qualitativa e utilizou-se de pressupostos de estudo de caso através de entrevista semiestruturada para a obtenção de dados. O grupo pesquisado foram seis professores de Ciências Naturais de duas escolas de Planaltina-DF entrevistados. A base teórica é formada pelos estudos dos tipos de avaliação, das Diretrizes de Avaliação do Distrito Federal, do Regimento das Escolas Públicas do Distrito Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais textos que colaboraram com o tema. Na pesquisa, são analisados os fatores de concepção sobre avaliação, também as estratégias adotadas pelos professores, bem como a opinião deles diante o atual sistema avaliativo. Com este estudo, espera-se promover a reflexão de que a
avaliação permeia o processo de ensino-aprendizagem, sendo papel de todos os educadores contribuírem para a melhoria desse processo, oferecendo uma avaliação justa, integral e democrática. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons