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dc.contributor.advisorFreitas, Maria de Lourdes Lazzari de-
dc.contributor.authorPaula, Bárbara Cristiane de-
dc.identifier.citationPAULA, Bárbara Cristiane de. A percepção dos professores e professoras de Ciências Naturais de Planaltina-DF sobre a avaliação no ensino fundamental: séries finais. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise sobre o a percepção dos professores de Ciências Naturais da rede pública de ensino de Planaltina-DF sobre a temática avaliação, suas concepções e perspectivas. O interesse pelo tema partiu de uma inquietação pessoal muito antiga que me acompanhou por toda a graduação e culminou na escrita desse trabalho, que se desenvolveu na intenção de saber o que os professores de fato pensam sobre avaliação, dentro do cenário excludente e classificatório que a educação se encontra no Brasil.A pesquisa foi norteada pela metodologia qualitativa e utilizou-se de pressupostos de estudo de caso através de entrevista semiestruturada para a obtenção de dados. O grupo pesquisado foram seis professores de Ciências Naturais de duas escolas de Planaltina-DF entrevistados. A base teórica é formada pelos estudos dos tipos de avaliação, das Diretrizes de Avaliação do Distrito Federal, do Regimento das Escolas Públicas do Distrito Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais textos que colaboraram com o tema. Na pesquisa, são analisados os fatores de concepção sobre avaliação, também as estratégias adotadas pelos professores, bem como a opinião deles diante o atual sistema avaliativo. Com este estudo, espera-se promover a reflexão de que a avaliação permeia o processo de ensino-aprendizagem, sendo papel de todos os educadores contribuírem para a melhoria desse processo, oferecendo uma avaliação justa, integral e democrática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleA percepção dos professores e professoras de Ciências Naturais de Planaltina-DF sobre a avaliação no ensino fundamental : séries finaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-26T17:22:17Z-
dc.date.available2017-04-26T17:22:17Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16705-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoVasconcelos, Rosylane Doris de-
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