Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de | - |
dc.contributor.author | Paula, Bárbara Cristiane de | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Bárbara Cristiane de. A percepção dos professores e professoras de Ciências Naturais de Planaltina-DF sobre a avaliação no ensino fundamental: séries finais. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise sobre o a percepção dos professores de Ciências Naturais da rede pública de ensino de Planaltina-DF sobre a temática avaliação, suas concepções e perspectivas. O interesse pelo tema partiu de uma inquietação pessoal muito antiga que me acompanhou por toda a graduação e culminou na escrita desse trabalho, que se desenvolveu na intenção de saber o que os professores de fato pensam sobre avaliação, dentro do cenário excludente e classificatório que a educação se encontra no Brasil.A pesquisa foi norteada pela metodologia qualitativa e utilizou-se de pressupostos de estudo de caso através de entrevista semiestruturada para a obtenção de dados. O grupo pesquisado foram seis professores de Ciências Naturais de duas escolas de Planaltina-DF entrevistados. A base teórica é formada pelos estudos dos tipos de avaliação, das Diretrizes de Avaliação do Distrito Federal, do Regimento das Escolas Públicas do Distrito Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais textos que colaboraram com o tema. Na pesquisa, são analisados os fatores de concepção sobre avaliação, também as estratégias adotadas pelos professores, bem como a opinião deles diante o atual sistema avaliativo. Com este estudo, espera-se promover a reflexão de que a
avaliação permeia o processo de ensino-aprendizagem, sendo papel de todos os educadores contribuírem para a melhoria desse processo, oferecendo uma avaliação justa, integral e democrática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | A percepção dos professores e professoras de Ciências Naturais de Planaltina-DF sobre a avaliação no ensino fundamental : séries finais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-26T17:22:17Z | - |
dc.date.available | 2017-04-26T17:22:17Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16705 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Vasconcelos, Rosylane Doris de | - |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|