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Título: Fatores determinantes da estrutura de capital : um estudo sobre as empresas concessionárias de rodovias
Autor(es): Santos, Hugo Eduardo de Souza
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Empresas - finanças
Teoria do Trade-off
Teoria do Pecking Order
Data de apresentação: 4-Fev-2011
Data de publicação: 5-Mai-2011
Referência: SANTOS, Hugo Eduardo de Souza. Fatores determinantes da estrutura de capital: um estudo sobre as empresas concessionárias de rodovias. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Estrutura de capital é um tema que ainda não está consolidado na teoria de finanças. Desde o surgimento das primeiras teorias sobre o tema, em meados do século XX, novas estudos surgiram tentando identificar os fatores que explicam a forma como as empresas se financiam. Em 1995, com o início do Programa de Concessões de Rodovias Federais, o setor de concessionárias de rodovias, já existente na economia mundial desde o período pós-guerra, inicia suas operações no Brasil, apresentando um grande crescimento desde então, atingindo em 2010 um total de 14.993 km de rodovias pavimentadas, o equivalente a 7% de toda a malha rodoviária nacional pavimentada, em apenas 25 anos. Este estudo utilizou a técnica de Regressão Linear Múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários para estudar os fatores responsáveis pelo endividamento do setor de concessionárias de rodovias, verificando se as teorias do Trade-Off ou do Pecking Order seriam suficientes para explicar os fatores do endividamento. Não foi possível comprovar os fatores determinantes para o endividamento do setor, no entanto, os benefícios fiscais não relacionados à dívida mostraram-se relevantes para um determinado grupo de empresas, pertencentes aos maiores grupos empresariais do setor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1669
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