Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16664
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaCristinaDosSantos_tcc.pdf502,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenação pedagogica : afeto e subjetividade
Autor(es): Santos, Ana Cristina Carvalho dos
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Trindade, Janaína Mota
Assunto: Escolas - laços afetivos
Coordenadores pedagógicos
Afetividade
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: SANTOS, Ana Cristina Carvalho dos. Coordenação pedagogica: afeto e subjetividade. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Nós, seres humanos, somos todos movidos por tensões; o coordenador pedagógico não é diferente. Compreende-se que os laços afetivos ou a falta deles pode interferir em seu ambiente de trabalho. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da pergunta: De que forma o coordenador pedagógico se percebe afetado por seu trabalho escolar? Sob a luz da psicanálise e, considerando a subjetividade dos coordenadores, buscou-se compreender o afeto no trabalho, as ações e comportamentos do coordenador pedagógico como um competente mediador das tensões e a motivação em sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma Escola Classe de Planaltina e contou com a participação de dois coordenadores que responderam a perguntas de uma entrevista. Após análise dos dados, verificou-se a relação entre afeto e percepção dos fatos. Percebeu-se que a relação do coordenador, tanto com o corpo docente quanto com o discente, está ser permeada pelo afeto. Observou-se que os projetos desenvolvidos pela escola trazem desejo quando são planejados por todos e quando o coordenador se faz presente. Por fim, apontou-se ainda, atribuições do coordenador, relação de afeto, a autonomia, o desejo e a valorização dos profissionais como responsáveis pelo equilíbrio das relações afetivas que se estabelecem na instituição.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons