Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Cristina Carvalho dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Cristina Carvalho dos. Coordenação pedagogica: afeto e subjetividade. 2015. 51 f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nós, seres humanos, somos todos movidos por tensões; o coordenador pedagógico não é diferente. Compreende-se que os laços afetivos ou a falta deles pode interferir em seu ambiente de trabalho. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da pergunta: De que forma o coordenador pedagógico se percebe afetado por seu trabalho escolar? Sob a luz da psicanálise e, considerando a subjetividade dos coordenadores, buscou-se compreender o afeto no trabalho, as ações e comportamentos do coordenador pedagógico como um competente mediador das tensões e a motivação em sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma Escola Classe de Planaltina e contou com a participação de dois coordenadores que responderam a perguntas de uma entrevista. Após análise dos dados, verificou-se a relação entre afeto e percepção dos fatos. Percebeu-se que a relação do coordenador, tanto com o corpo docente quanto com o discente, está ser permeada pelo afeto. Observou-se que os projetos desenvolvidos pela escola trazem desejo quando são planejados por todos e quando o coordenador se faz presente. Por fim, apontou-se ainda, atribuições do coordenador, relação de afeto, a autonomia, o desejo e a valorização dos profissionais como responsáveis pelo equilíbrio das relações afetivas que se estabelecem na instituição. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - laços afetivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenadores pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.title | Coordenação pedagogica : afeto e subjetividade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T12:37:16Z | - |
dc.date.available | 2017-04-24T12:37:16Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16664 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Trindade, Janaína Mota | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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