Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AngelicaMarquesDuraes_tcc.pdf460,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologia e alfabetização : uma reflexão acerca do uso das TICs
Autor(es): Durães, Angélica Marques
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Alfabetização
Tecnologia na educação
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: DURÃES, Angélica Marques. Tecnologia e alfabetização: uma reflexão acerca do uso das TICs. 2015. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho propôs uma discussão a cerca do uso das TICs na alfabetização, onde os estudantes as utilizam para desenvolver seus conhecimentos. Iniciou- se com breves considerações sobre o uso das tecnologias na educação e as implicações na alfabetização. O referencial teórico teve como base na área da informática Valente, 1999 e na área da alfabetização Soares, 2002, dentre outros. Em seguida, apresentou-se resultados de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada com 10 professores que atuam na Escola Classe 09 de Planaltina-DF. Sendo 7 professoresalfabetizadores, 2 coordenadoras e 1 professora da sala de informática. O objetivo deste estudo foi verificar as contribuições, em relação ao uso das TICs, no processo de ensino-aprendizagem em turmas de alfabetização da escola. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação de questionário com as professoras. O resultado apontou que os professores alfabetizadores utilizam as TICs nas práticas educativas, pois acreditam que elas trazem contribuições à alfabetização. Ao final desde estudo, conclui-se que as TICs são ferramentas valiosas e facilitadoras no processo de alfabetização.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons