Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AngelicaMarquesDuraes_tcc.pdf460,64 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azra-
dc.contributor.authorDurães, Angélica Marques-
dc.identifier.citationDURÃES, Angélica Marques. Tecnologia e alfabetização: uma reflexão acerca do uso das TICs. 2015. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propôs uma discussão a cerca do uso das TICs na alfabetização, onde os estudantes as utilizam para desenvolver seus conhecimentos. Iniciou- se com breves considerações sobre o uso das tecnologias na educação e as implicações na alfabetização. O referencial teórico teve como base na área da informática Valente, 1999 e na área da alfabetização Soares, 2002, dentre outros. Em seguida, apresentou-se resultados de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada com 10 professores que atuam na Escola Classe 09 de Planaltina-DF. Sendo 7 professoresalfabetizadores, 2 coordenadoras e 1 professora da sala de informática. O objetivo deste estudo foi verificar as contribuições, em relação ao uso das TICs, no processo de ensino-aprendizagem em turmas de alfabetização da escola. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação de questionário com as professoras. O resultado apontou que os professores alfabetizadores utilizam as TICs nas práticas educativas, pois acreditam que elas trazem contribuições à alfabetização. Ao final desde estudo, conclui-se que as TICs são ferramentas valiosas e facilitadoras no processo de alfabetização.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleTecnologia e alfabetização : uma reflexão acerca do uso das TICspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-24T12:23:44Z-
dc.date.available2017-04-24T12:23:44Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16663-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Janaína de Araújo Teixeira-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons