Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16658
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarcoEmilioRodriguesMiranda_tcc.pdf4,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Simulação do fenômeno do cone de gás em reservatório de petróleo utilizando o MRST e controle por planicidade diferencial
Autor(es): Miranda, Marco Emílio Rodrigues
Orientador(es): Fortaleza, Eugenio
Assunto: Engenharia do petróleo
Petróleo
Fenômeno do cone de gás
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 19-Abr-2017
Referência: MIRANDA, Marco Emílio Rodrigues. Simulação do fenômeno do cone de gás em reservatório de petróleo utilizando o MRST e controle por planicidade diferencial. 2016. vi, 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Dentro do escopo de simulação de reservatório de petróleo que estejam sob o efeito do fenômeno do cone de gás, esse trabalho apresenta um comparativo entre um dos métodos numéricos do MRST (MATLAB Reservoir Simulation Toolbox) e o Método de Elementos de Contorno, juntamente com dados experimentais presentes na literatura. Além dos resultados de todo esse conjunto, apresenta-se uma análise acerca dos efeitos da discretização e da variação do passo de tempo à nível de simulação. Depois de validado, o MRST é utilizado como ferramenta tanto para identificação de um modelo não-linear, que representa a dinâmica do fenômeno do cone de gás, como para o desenvolvimento de uma lei de controle a partir da teoria de planicidade diferencial que estabiliza a posição do nó central da interface entre os fluidos presentes no reservatório.
Abstract: Within the scope of oil reservoir simulation, which apply effort on gas cone phenomenon, this paper offers a comparison between two numerical methods: MRST (MATLAB Reservoir Simulation Toolbox) and BEM (Boundary Elements Method), in addition with data from experiments found at other papers. Furthermore to the results, is presented a brief analysis about the effects of discretization and time step variation at simulation level. After validation, MRST is used as a tool to identify a nonlinear model that represents the dynamics of the gas cone phenomenon and to develop a control law from flatness control theory that stabilizes the position of the central node of the interface between fluids present in the reservoir.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons