Título: | Uber in Brazil : competitive (dis)advantages vis-à-vis traditional taxi services? |
Autor(es): | Tollini, Priscilla Tardelli |
Orientador(es): | Silveira, Paulo Burnier da |
Assunto: | Economia compartilhada Tecnologia disruptiva Concorrência Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) |
Data de apresentação: | 5-Dez-2016 |
Data de publicação: | 18-Abr-2017 |
Referência: | TOLLINI, Priscilla Tardelli. Uber in Brazil: competitive (dis)advantages vis-à-vis traditional taxi services? 2016. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar o Uber no Brasil e estabelecer as principais vantagens e desvantagens competitivas que a empresa possui em relação aos tradicionais serviços de taxi. Uma retrospectiva de inovações tecnológicas e os seus respectivos impactos nos modelos de negócio precedentes é necessária para compreender a passagem revolucionária do século XXI para a economia compartilhada, em que serviços “peer-to-peer” como o Uber representam um novo fenômeno social. A ampla adoção do Uber e de seus múltiplos serviços acarretou em diversas mudanças no setor de transporte, tendo em vista que o aplicativo representa forte concorrência à indústria de taxis. Muito embora haja a popularização do aplicativo entre consumidores, o Uber enfrenta dificuldades jurídicas perante autoridades reguladoras de todo o mundo, que, em muitos casos, não desenvolveram até então um arcabouço regulatório que permita o funcionamento legal desse modelo de negócios inovador – e, para alguns, “disruptivo”. Uma análise das vantagens e das desvantagens competitivas trazidas pelo modelo de negócios do Uber é essencial para uma solução à questão de como a regulação e a concorrência devem responder conjuntamente a inovações tecnológicas como o Uber. Este trabalho discute as possíveis vantagens e desvantagens competitivas do Uber, como eficiências, barreiras à entrada, preços dinâmicos, regulamentações trabalhistas, obrigações tributárias e a falta de uma legislação nacional uniforme. |
Abstract: | The following dissertation aims to analyze Uber in Brazil and to establish the main competitive advantages and disadvantages the company has vis-à-vis long-standing and traditional taxi services. A retrospective of breakthrough technological innovations and their impacts on previous business models is necessary to understand the 21st century’s innovational shift to sharing economy, where peer-to-peer services such as Uber represent a new social phenomenon. The widespread adoption of Uber and its multiple services led to several changes in the transportation sector, as it provided fierce competition to the taxi industry. Although popular with consumers, Uber faces legal problems with regulation authorities throughout the world, some of which have not yet developed a regulatory framework that allows this innovative – and, to some, “disruptive” – business model to operate legally. An analysis of the competitive advantages and disadvantages brought by Uber’s business model is essential to consider a possible way out to the larger question of how regulation and competition should jointly respond to technological innovations such as Uber. The present paper discusses Uber’s possible competitive advantages and disadvantages, such as efficiencies, barriers to entry, dynamic pricing, employment regulations, tax law obligations, and the lack of a uniform national regulation. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016. |
Aparece na Coleção: | Direito
|