Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1664
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DiogoRibeirodaFonseca.pdf934,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da implantação da gestão por competências em agências reguladoras federais
Autor(es): Fonseca, Diogo Ribeiro da
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Administração de pessoal
Gestão por competências
Agências reguladoras de atividades privadas
Data de apresentação: 26-Jan-2011
Data de publicação: 3-Mai-2011
Referência: FONSECA, Diogo Ribeiro da. Análise da implantação da gestão por competências em agências reguladoras federais. 2011. 100 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo buscou analisar o processo de implantação da gestão por competências nos órgãos federais denominados Agências de Regulação. Foram entrevistados 18 servidores e gestores atuantes na área de gestão de pessoas nas dez agências reguladoras federais. As entrevistas foram sistematizadas por meio da análise de conteúdo e permitiram que se obtivesse um quadro síntese das características e dos fatores positivos e negativos que afetam o processo de implantação do modelo de gestão por competências no setor de regulação. A análise das entrevistas permitiu identificar 25 fatores, divididos em 6 categorias gerais. As teorias Institucionalista e da visão baseada em recursos serviram de fundamento para a análise dos resultados e demonstraram que há uma combinação complexa de elementos institucionais e organizacionais que determinam diferentes caminhos e capacidades de implantação do modelo pelas áreas de gestão de pessoas em cada agência. Concluiu-se que a gestão por competências é resultado de um processo de desenvolvimento organizacional e que a atuação do Governo é fundamental para o fornecimento de condições que propiciem um desenvolvimento integrado e homogêneo da administração pública.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons